Vou fazer algumas observações em relação ao atual momento dessa pandemia por aqui.
As autoridades que deveriam ser competentes no cuidado com a população estão sendo internadas porque contraíram o tal coronavírus.
Aqueles que tanto falavam para que a população não saísse de casa porque isso evitaria a proliferação da doença (que ainda não tem cura), estão agora internados, é o caso do governador do Estado do Rio de Janeiro e do prefeito de Duque de Caxias.
Aliás, segundo o noticiário, Duque de Caxias está em segundo lugar no número de óbitos, em primeiro lugar está a Capital do Estado.
Eu citei apenas dois governantes, mas o número de autoridades que contraíram o vírus é bem maior.
Agora eu pergunto: como é que fica a cabeça da população vendo seus principais dirigentes e secretários nessa situação? O cidadão fica com a pulga atrás da orelha, com certeza.
Quem deveria trabalhar para proteger a população não consegue se proteger, quem deveria trabalhar para fiscalizar esse aumento escancarado de preços nos supermercados também não o faz. Quem deveria trabalhar para que a população tivesse água de qualidade, porque a água é fundamental no processo de lavar bem as mãos e as roupas e a casa, também não consegue dar conta do recado.
Outra coisa: a pressão continua para que a sociedade mantenha o isolamento social, sem trabalhar, sem produzir, sem ganhar dinheiro, sem pagar suas contas, as escolas fechadas, transporte público bastante restrito, isso e muitas outras coisas, até quando?
A população de Duque de Caxias está por conta com o prefeito da cidade porque ele não está se tratando na rede pública da cidade que governa. Isso também deixa a população bastante intrigada, por que o prefeito de Duque de Caxias foi procurar socorro em outro município? Seria porque os hospitais de Duque de Caxias não estariam preparados para situações como essa? Não está preparado para atender o prefeito, mas estaria preparado para atender a população?
Mais uma pergunta: por que Duque de Caxias foi a última cidade da Baixada Fluminense a aderir o isolamento social? De quem seria essa responsabilidade? Não seria do prefeito da cidade?
Estou tratando a coisa muito superficialmente e mesmo assim aparecem essas complicações que só existem pela ineficiência da classe política.
Mais perigoso que o coronavírus é essa classe política que não é séria, ambiciosa, desonesta, sem conhecimento de causa, provocadora de mais sofrimento que muitos coronavírus.
Resumindo: o povo (que ainda está de maneira ordeira aguardando) quando entender que o país não tem governo, vai partir para uma reação, e aí sim, a partir disso, teremos a volta da “normalidade”.