O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Por que ninguém cobra????

Tenho recebido mensagens de auto-ajuda, alguns vídeos sobre política, uma ou outra notícia que circula na mídia sobre o coronavírus, notícias (algumas) policiais, de vez em quando recebo uma sugestão de música, mas sobre os temas publicados no Campinarte Dicas e Fatos sobre a atual situação social de Nova Campinas, não tenho recebido nada ou quase nada.
Percebo um silêncio quando o tema é ruas com barricadas, barricadas que impedem a circulação de veículos: ambulâncias, bombeiros, coleta de lixo e a própria circulação dos moradores do conjunto. Ninguém reclama, protesta, contesta, ninguém se manifesta nem contra e nem a favor. Essas barricadas dentro de Nova Campinas estão chegando a um ponto desesperador. Estão usando barricadas feitas com pedras e grandes troncos de árvores, isso na cara de todo mundo, prejudicando a tudo e a todos e ninguém se manifesta. Por que será?
Detalhe: temos um DPO (O Estado) dentro do conjunto, pra quê?
Outro tema muito publicado no Campinarte Dicas e Fatos é essa carência de espaços culturais como biblioteca comunitária, cinema, teatro e cursos básicos de arte para que a população possa desenvolver suas vocações. Não vejo e não ouço ninguém se manifestar a favor da criação do que foi citado.
Mais um tema muito cobrado pelo Campinarte Dicas e Fatos e que ninguém dá a atenção é a falta de lazer em Nova Campinas e a insegurança que a cada dia aumenta, assim como aumenta o silêncio do povo trabalhador, do povo que produz, paga suas contas, vota e cada vez mais se cala. Eu pergunto: se cala por quê???
Nessas mensagens que recebo diariamente pelas redes sociais, posso afirmar que nenhuma é de sugestão de algum show de música ou uma peça ou uma exposição de artes plásticas, feira literária, feira de artesanato, não recebo nenhuma mensagem que tenha relação com arte e cultura realizado no bairro porque simplesmente não acontece e o que é pior: NINGUÉM COBRA!
A população aceita calada, passiva, a anti-cultura, o baixo nível, eventos pobres, sem qualidade (quando são realizados) como se tudo isso fosse perfeitamente normal.
Quanto a educação, arte, cultura, lazer, esses que se apresentam como presidentes de associações de moradores, líderes comunitários, já provaram que não tem a menor competência para produzi-los, assim como o governo municipal, o estadual e o federal também não tem interesse quando o tema é educação, arte, cultura e lazer.
Quero lembrar aos meus amigos que esse silêncio poderá custar muito caro para os nossos filhos e netos. Pelo o que estamos vendo daqui a pouco tempo vamos ter que enfrentar situações um pouco mais complicadas envolvendo direta ou indiretamente nossas famílias.
Vamos pensar e começar a agir antes que seja tarde?