O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Documentário sobre Joãosinho da Goméa ganha "Prêmio do público" em Festival

O filme “Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé”, dos cineastas Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra, ganhou a categoria "Prêmio do público" do FestCurtas Fundaj 2020. O documentário conta a história do polêmico babalorixá que viveu em Duque de Caxias.

O Filme mostra a trajetória do homem que por volta dos anos 1950 veio de Salvador e fundou na Rua da Gomeia o famoso terreiro de Caxias, onde atendia políticos importantes e celebridades. Com músicas cantadas por ele, o filme mostra performances provocadoras e arquivos diversos que ressaltam o quanto ele é importante para o município e para as religiões de matriz africana.

"Entre curtas, documentários, animações, ficções, nosso Joãosinho da Goméa foi escolhido pelo público como melhor filme do festival. Entre tantos inscritos e selecionados por esse Brasilzão, fomos escolhidos pelo povão. Uma honra. É do Seu João, é do interior da Bahia, é de Salvador, é de Duque de Caxias, da nossa Baixada Fluminense, é nosso", comemorou o ator Átila Bee, que interpreta o personagem-título.

O I Festival Nacional de Curtas On-line do Cinema da Fundação exibiu 44 curtas de 14 estados, teve mais de 105 mil acessos. Os filmes concorreram aos prêmios de Melhor Ficção, Documentário e Animação, além do Prêmio Cinemateca Pernambucana e Prêmio do Público.

Via O Dia