O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Nova Campinas precisa de um Movimento de Arte e Cultura

Tenho notado pelas redes sociais moradores de Nova Campinas se manifestando a favor da criação de cursos profissionalizantes, cursos de arte, educação e outros, pela Associação de Moradores do bairro.
Aparentemente, moradores acreditam (ainda) que a entidade possa desenvolver o seu papel comunitário colocando a disposição dos mais carentes, cursos que possam auxiliar principalmente os mais jovens no mercado de trabalho.
Outros afirmam que a entidade poderia também colocar um curso de alfabetização para adultos o que também facilitaria bastante para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar.
A população reconhece que as manifestações artísticas precisam de um cuidado especial com cursos básicos de música, teatro, cinema, artesanato, artes plásticas e outros. Tenho falado muito nisso aqui nessa coluna, tenho falado na criação de um movimento de arte e cultura com biblioteca comunitária, teatro, cinema e outras coisas mais.
A população quando sugere que a entidade máxima do bairro tome providências nesse sentido, nos leva a crer que ainda resta um pouco de esperança.
Notei que a maioria dos moradores reconhece a falta de lazer no bairro pelo afastamento da Associação de Moradores dos artistas locais. A entidade se afastou de todos os artistas do bairro e deixou de promover eventos de música, teatro, cinema, artesanato, feiras literárias, etc.
As “manifestações artísticas” que se tem notícia são de baixo nível e produzidas por pessoas ligadas ao tráfico de drogas (pagode, baile Funk), todos esses acontecimentos tem a mão dos que agem a margem da lei e o objetivo é a venda de drogas o que afasta a família, obrigando as pessoas de bem a ficar encarceradas dentro de suas próprias casas.
Essa manifestação dos moradores do conjunto vai de encontro ao que venho pregando há muito tempo... Um cuidado maior com a educação, arte, cultura, lazer... E digo mais: precisamos ficar mais atentos ao turismo, o turismo é um setor de grandes possibilidades para muitos em todo o Brasil, inclusive em Duque de Caxias.
Penso que o primeiro passo para esse movimento de arte e cultura dentro do bairro seria a localização de todos os artistas moradores em Nova Campinas, um levantamento da categoria, um mapeamento, porque com todos devidamente cadastrados, ficaria muito mais fácil a realização de eventos e cursos.
Enquanto Nova Campinas não identificar os seus artistas, quem são, quantos são, o que fazem, não teremos nenhum movimento de arte e cultura no bairro.
Estou colocando dessa forma para que você pense, OK?